
Tô super ocupado pra escrever algo decente sobre o disco novo do DM. Mas decidi criar uma lista, pois toda lista é divertida de fazer e dá uma atualizada na cabeça legal.
Bem... aí vai o meu primeiro top 5x5: as cinco melhores covers de músicas e as cinco músicas que não deveriam ter tido cover.
As cinco melhores covers de músicas:
5º Todas as covers do Richard Cheese
Imagina um cara que se propõe a fazer covers de qualquer tipo de música em versões jazz... hahaha, sim, gênio. Gênio e muito bom músico, aliás...
Duas covers pra exemplificar o trabalho do cara.
E esse terno? Simplesmente gênio.
4º The Wizard - Blind Guardian (cover de Uriah Heep)
Boa demais. O Blind faz juz a cada característica dessa maravilhosa canção do Uriah Heep. Essa eu não me canso de ouvir nunca. A voz primorosa do Hans aqui dá um tom mágico à música. Essa é uma das poucas músicas com esse tema que realmente me faz sentir no meio de um cenário medieval, vendo o tal Feiticeiro. É um hino, atualizado pelas guitarras e pelo timbre épico do Blind. Maravilhosa.
3º Satisfaction - Devo (cover de Rolling Stones)
Foda não é fazer um cover de Rolling Stones. Foda não é fazer um cover de uma das músicas mais conhecidas do rock. Foda é destroçar o mais famoso rif da música pop. Isso, só o Devo foi capaz de fazer, elevando o sentido da palavra cover a um novo estágio. A De-evolução. Genial em todos os sentidos possíveis da palavra.
Devo -- Satisfaction
2ª The man who sold the world - Nirvana (cover de David Bowie)
Qualquer um que se atrever a fazer um cover de Bowie precisa ter noção que estará tocando suas mãos em um baluarte da música ocidental. Menos o Nirvana. Elesredefinaram o clássico que, dentro do contexto da própria vida do Kurt Cobain, faz muito sentido. E a sua voz rasgada cantando o refrão simplesmente DETONA. É o melhor (e único decente) cover de Bowie já feito, pois simplesmente respeita cada nota e característica da original, mas mantem a cara do Nirvana.
(a gravadora nãopermite incorporação do vídeo, então aí vai o link: http://www.youtube.com/watch?v=209ArurxVG4&feature=related.)
1ª Hurt - Johnny Cash (cover de Nine inch nails)
Essa tem que ser macho pra não chorar. Um homem à beira da morte canta a sua despedida. O próprio Trent Reznor disse que esse era um cover que superava a original, que ele abdicava da música, que agora era do Johnny Cash.
Da Wikipédia:
Eu comecei a ver o vídeo e uau... Lágrimas correndo, silêncio, arrepios ... Uau. [Eu senti] como se eu tivesse acabado de perder a minha namorada, porque essa não é minha canção mais ... Realmente me fez pensar sobre como a música é um poderoso meio de forma artística. Eu escrevi algumas palavras e a música no meu quarto como uma maneira de ficar são, como o sombrio e desesperado lugar que eu estava, totalmente isolado e sozinho. [De alguma forma] aquilo acaba de ser reinterpretado por uma lenda da música partir de uma era/gênero radicalmente diferente e ainda retém a sinceridade e sentido - diferente, mas tão puro.
Palavras do autor, Trent Reznor... nada mais a dizer. R.I.P. man in black.
Menção Honrosa: Scarborough Fair - Simon & Garfunkel (anônima)
Versão? Essa música É do Simon & Garfunkel. Inimitável.
As cinco músicas que não deveriam ter tido cover:
5º The Silent Man - Dream Theater
Um dia, eu estava no ônibus indo pra minha casa quando ouvi um riff de violão muito conhecido pra mim. Depois de muito prestar atenção, notei que era The Silent Man, do Dream Theater. Porém, o que me surpreendeu é que era uma versão (rufem os tambores) SERTANEJA. E não é moda de viola ou algo do tipo, é naquele esquema Zezé de Camargo e Luciano mesmo. Medo, muito medo. A música nem é uma das minhas favoritas do DT, mas depois que eu ouvi essa versão eu comecei a repensar a existência humana na terra, o aquecimento global, a gripe suína...