Alicia Silverstone. Sim, o trocadilho foi muito infame. |
Olá fãs da velocidade!
Hoje é dia de falar de um dos mais importantes - e um dos primeiros - GPs da Fórmula 1. O Grande Prêmio da Grã Bretanha, em Silverstone!
Um templo da velocidade, sem dúvida, que viu uma festa... de detritos! Por conta das ocorrências, acho que a postagem de hoje será bem mais séria.
Vamos aos pitacos e ofensas à Pirelli?
FORMULA 1 SANTANDER BRITISH GRAN PRIX
Silverstone
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Nome do Circuito: Silverstone
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Primeiro Grande Prêmio: 1950
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Número de Voltas: 52
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Tamanho do Circuito: 5.891 km
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Total da corrida: 306.198 km
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Recorde de Volta: 1:34.662 - K Raikkonen (2012)
fonte: formula1.com
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A partir de hoje colocarei a tabela com o grid de largada aqui também. No Sábado, prevaleceu o (quase) cavalo paraguaio Mercedes, com Hamilton seguido de Rosberg nas primeiras posições. O inglês tinha que estar atento pois o seu companheiro vem sendo muito melhor que ele nesse ano. Atrás deles Red Bulls, Force Índias - sempre bem - e Lotus. No miolo o Alonso e o Ricciardo - que vem colocando sempre em destaque seu carro da Toro Rosso. Massa vinha lá atrás, em 11º.
Classificação
Note - Van der Garde qualified 21st but was penalised five grid spots for causing a collision at the previous round. Di Resta qualified 5th but excluded for underweight car. Allowed to start from back of grid.
fonte: formula1.com
Primeira coisa a dizer sobre a corrida: caramba, essa largada do Massa foi uma das largadas mais fantásticas que eu já vi! O cara comeu cinco na primeira volta, incluindo o companheiro de equipe. Parecia que ia ser o dia do nosso querido Massa... parecia.
Duvido que esse boné aguente uma boa ventania. |
Quem saltou na frente também foi Vettel, mas não conseguiu pegar o inglês Lewis Hamilton, que largou em primeiro. Porém, algumas voltas depois, Hamilton perdeu o pneu traseiro esquerdo. Pra mim era aquele momento em que você acredita em anjos da guarda, pelo tanto que o do Vettel trabalha. Porém qual não foi a nossa surpresa quando o Felipe também perde o mesmo pneu, na mesma curva! Sim, já estava se anunciando que toda a culpa era desses pneus ridículos, RIDÍCULOS da Pirelli. Os dois melhores da corrida até então perderam suas chances por conta desses pneus. Galera começou a entrar nos boxes pra trocar aqueles pneus médios pelos duros, para aguentar ao tranco... Então eis que o mesmo acontece com o Vergne, com o pneu DURO estourando na frente dos dois carros da Lotus em disputa, de maneira perigosíssima.
Aí é necessário aproveitar a entrada do Safety Car - uma ação hipócrita, para tentar diminuir a velocidade dos carros e consequentemente poupar os pneus, sob a desculpa de limpar pouquíssimos detritos da pista - para tecer umas considerações. Considerando que o Felipe Massa estava atacando o Sutil ferozmente, ele devia estar a uns 300 por hora nas retas e curvas de alta. Isso significa que, sem as áreas de escape ou num ponto mais complicado, ele podia ter dado uma pancada perigosa ao perder o controle do seu carro. Tanto é verdade que, logo em seguida eles chamaram o Alonso para o box para trocar os pneus, pois provavelmente o mesmo aconteceria com ele se o espanhol continuasse na pista.
Enquanto os pneus paçoca da Pirelli deixavam a corrida chata pelo número de pitstops, a coisa tava ruim mas não tanto. Daí rolou o "Pirelligate", no qual a Mercedes fez testes secretos com pneus, coisa (absurdamente) proibida pelo regulamento, como bem destacou o jornalista Fábio Seixas:
"a Mercedes foi chamada pela Pirelli para testar pneus em Barcelona, não avisou ninguém, levou o carro de 2013 e treinou por três dias com seus pilotos usando capacetes sem identificação.
O xis da questão: o artigo 22 do Regulamento Esportivo da F-1 estipula que testes são proibidos para carros que estejam “substancialmente” dentro das regras atuais e com menos de dois anos de idade."
Os pneus do Felipe, após a escapada. |
Rolaram punições ridículas para a Pirelli e Mercedes. Agora a coisa começa a ficar perigosa para a integridade dos pilotos. A FIA PRECISA tomar uma atitude. Isso pra mim é motivo pra parar uma corrida, de boa, talvez até o campeonato, e fazer uma reavaliação. Acha absurdo parar uma corrida por isso? Pois o mesmo grande jornalista Fabio Seixas chamou a atenção, via twitter, do precedente: "Carros com Michelin não correram o GP dos EUA de 2005 por questão de segurança. Pneus não aguentavam. Mesmíssimo caso. Parem a corrida". Pouco depois vejo um twitter da Red Bull: "Mark foi avisado que a inspeção de pneus do Sebastian após sua parada revelou cortes nos pneus. Mark foi avisado para ficar longe das zebras."
Na 26º volta, Hulkenberg pára no box com pneu esvaziado. O pneu de Pérez ainda se destruiria quase ao fim da corrida, somando 5 ocorrências. Algo está muito errado e precisa ser reavaliado COM URGÊNCIA, antes que aconteça um acidente sério. Melhor, por fim, foi o seguinte tweet:
Tweet definitivo --> RT @AL1985_: @fabio_seixas ainda bem que a pirelli não produz camisinhas...— Fabio Seixas (@fabio_seixas) June 30, 2013
Mas se o anjo da guarda do Vettel é bom, a brujería de Don Alonso de Las Astúrias é mais forte. O Alemão saiu após a morte de seu câmbio dando entrada ao segundo Safety Car. Depois da saída deste, o espanhol voou como nunca e conseguiu uma maravilhosa 3ª colocação. Mas eu tenho certeza de duas coisas: com mais umas 5 voltas, o Alonso ganhava; se o pneu não tivesse ido pros ares, o Massa estaria ali com os líderes também, pois ele saiu da última posição para um honroso 6º lugar ao fim da corrida.
De qualquer forma, impressionante o espanhol. Mas a vitória - segunda no ano - foi do Nico Rosberg, com um também impressionante Mark Vebber em segundo.
Porém, o que vocês querem é el bigodón, que eu sei.Cada vez mais feliz com o filhão, né Keke? |
Resultados
Note - Van der Garde qualified 21st but was penalised five grid spots for causing a collision at the previous round. Di Resta qualified 5th but excluded from qualifying for underweight car. Allowed to start from back of grid.
fonte: formula1.com
fonte: formula1.com
Destaques
Melhor da Corrida: Candidatos não faltam, mas premio o Alonso pelo arrojo nas últimas 5 voltas para chegar no pódio. É mesmo um monstro.
Pior da Corrida: Pirelli, na sua pior peça de propaganda desde que foi fundada.
Surpresa: Surpresa ruim, na verdade, a quebra do tão regular Vettel, numa rara falta de sorte. Se bem que é bom pro campeonato.
Troféu Ukyo Katayama: Pirelli, de novo, não tem como poupá-la.
Momento "Eu mando nessa porra":
Rubens Barrichelo: "Olá Bernie. Diga um olá para o Brasil!"
Bernie Ecclestone: "Olá Brasil! Ei, você não deveria estar protestando?"
Bernie Ecclestone sendo Bernie Ecclestone, para um Rubinho nitidamente desconfortável com seu ex-chefão.
Não sei se semana que vem consigo escrever - ou mesmo ver - o GP da Alemanha, pois estarei viajando. Então não prometo postagem, mas vou tentar! Abraços!
Momento "Eu mando nessa porra":
Rubens Barrichelo: "Olá Bernie. Diga um olá para o Brasil!"
Bernie Ecclestone: "Olá Brasil! Ei, você não deveria estar protestando?"
Bernie Ecclestone sendo Bernie Ecclestone, para um Rubinho nitidamente desconfortável com seu ex-chefão.
Não sei se semana que vem consigo escrever - ou mesmo ver - o GP da Alemanha, pois estarei viajando. Então não prometo postagem, mas vou tentar! Abraços!