Kylie Minogue |
Eu sempre quis fazer resenhas sobre meu esporte televisionado favorito, a F1. E já pensei em usar o blog pra isso, acompanhando o campeonato corrida à corrida. Mas não tinha coragem, pois já comecei várias coisas aqui que não consegui terminar por causa do tempo. Mas decidi fazê-lo, motivado principalmente pelos comentários que eu faço no facebook - minha timeline parece um twitter em dia de corrida.
Então esse ano o Muralhas de Troia terá pelo menos uma atualização regular, sempre depois de uma corrida de F1.
E já podemos anotar as corridas desse ano no caderninho:
Então esse ano o Muralhas de Troia terá pelo menos uma atualização regular, sempre depois de uma corrida de F1.
E já podemos anotar as corridas desse ano no caderninho:
fonte: formula1.com
2013 FORMULA 1 ROLEX AUSTRALIAN GRAND PRIX (Melbourne)
Melbourne
|
Data da Corrida: 17 Mar 2013
|
Nome do Circuito: Albert
Park
|
Primeiro Grande Prêmio: 1996
|
Número de Voltas: 58
|
Tamanho do Circuito: 5.303 km
|
Total da corrida: 307.574 km
|
Recorde de Volta: 1:24.125
- M Schumacher (2004)
|
E, para começar essa temporada de 2013 já tivemos uma situação inusitada: a la Interlagos, Albert Park viu um verdadeiro pé d'água no treino de classificação que obrigou a realização de um movimento inédito: o treino foi interrompido logo após o Q1 e só foi retomado no dia seguinte, dia da corrida. Ao fim da classificação, tínhamos um grid totalmente 2012: Vettel e Webber em 1º e 2º, acompanhados por uma boa Mercedes com Hamilton e por um surpreendente Massa, mostrando que tinha retomado seu espírito competitivo.
Foto oficial dos pilotos. fonte: Agência AFP |
E a outra pequena surpresa (não para quem vem acompanhando os testes e os treinos pré-temporada) foram as MacLarens lá atrás. Parece que o MP4-28 é mau nascido mesmo.
Bem, eu esperava duas coisas na largada: o Webber indo mal e o Vettel disparando na frente. Mas não foi beeem assim. O Webber foi pior que de costume, perdendo 6 posições de cara, e o Vettel não pulou tanto na frente, pois um inspirado Felipe Massa fez uma bela largada pela direita de Webber e colou no Alemão, com Alonso fungando no seu cangote logo atrás. Nas primeiras curvas era evidente a sede do Massa por provar - tanto para os outros, quanto para si mesmo - que tinha deixado seu horrível ano de 2012 pra trás - pelo menos o 1º semestre.
Massa |
Homem de Gelo |
Mas a Ferrari tinha que botar caroço no angu do brasileiro. Eu achei uma burrice tremenda a ação da Ferrari - e não dá MESMO pra acreditar no Massa quando ele diz que a decisão foi dele e do seu engenheiro Smedley - pois Massa tinha mais chances contra Vettel que Alonso. É chato fazer futurologia, mas eu acredito que se Massa tivesse entrado antes, ele não apenas engoliria o RBR como faria frente mais forte ao Raikkonen, mostrando-se um real perigo para a sua vitoria - perigo que Alonso não representava.
Aí você percebe que eu não falei do nosso amado Homem de Gelo ainda.
Raikkonen é e sempre será um dos meus pilotos favoritos de F1 de todos os tempos. Não apenas pelo arrojo na direção ou pela habilidade de se manter frio, gelado, mesmo nas mais pesadas situações, mas pela personalidade única e hilária, que gera diversos momentos cômicos, como os retratados abaixo:
E, claro, nunca podemos esquecer e subestimar o Iceman...
E falando em subestimar, esqueci de falar do grande desempenho de Adrian Sutil. Sutil com a Force India, liderando um GP? Putz, da onde tiraram esse carro? A Force India tem estado ali como promessa há tempos, mas acho que nem o Vijay Mallya achava que teria acertado tanto em trazer de volta o grande Sutil, candidatíssimo a azarão do ano. E que baita carro esse VJM06!
Índia |
Ao fim, vitória do Graaaaande Kiiiimiii!!! Sempre, sempre um senhor piloto que, na dele, sem muito alarde mas com muito arrojo, chega na liderança. E segura essa Lotus, héin - que seria melhor, não fosse ter um piloto só... Não, eu não engulo o senhor Grosjean, que em nada ajuda o companheiro ou a equipe e devia ter sido defenestrado da F1. Eu imagino um Kobayashi ou um Razia em seu lugar... mas a F1 tem dessas, principalmente quando tem $$ envolvido - taí Maldonado que não me deixa mentir...
Mas os melhores nessa corrida, de longe, foram o Felipe (sacaneado pela estratégia da Ferrari) e o Sutil! MacLaren me parece uma draga horrível e Mercedes e Force India aparecem como forças a serem consideradas. Começou bacana a temporada, cheia de alternativas e meio sem previsão de quem chegará na frente.
RESULTADOS
fonte: formula1.com
Destaques
Melhor da Corrida: Felipe Massa, pelo arrojo e retorno à forma, mesmo sacaneado pela Ferrari.
Pior da Corrida: MacLaren, pelo tamanho e história tá fazendo um papelão.
Surpresa: Adrian Sutil, que tem que ser observado com atenção esse ano.
Troféu Ukyo Katayama: Pastor Maldonado, que acho que ganha esse troféu o ano todo.
Momento Iceman: "Foi uma das corridas mais fáceis que já ganhei, espero que haja outras como esta."
A próxima corrida será em 24 de Março, o Grande Prêmio da Malásia em Kuala Lumpur!
Até mais!