sábado, 5 de novembro de 2011

Porque a polícia?


Eu só não fico mais abismado de ver as manifestações contrárias à ocupação da USP porque ainda tem muita gente que defende a PM pra nos chocar.

Sou estudante Universitário. Estou há 11 anos na Universidade pública.

Participei de movimentos estudantis, ocupações, protestos.

Também fui à festas, bebi e fiz muita bobagem.

Estou no doutorado agora.

11 Anos dentro desse sistema.

E ainda assim me enoja ver gente formada em universidade pública defendendo polícia.

Gente que nunca deve ter lido uma linha de Foucault falando sobre segurança.

Mais que a mídia, o que me assusta é a postura dos estudantes contrários à suposta balbúrdia.

Gente que diz que os estudantes da USP querem garantir o direito de fumar maconha no campus.

Gente, alguém realmente acha que os estudantes ocuparam a USP pelo direito de fumar maconha?

Aliás, alguém acha que na universidade a maioria dos alunos entra e sai sem fumar maconha?

Será que esse povo nunca viu as pessoas fumando maconha em seus campus?

Eu sei onde se fuma no meu campus.

Aliás, quando entrei na universidade, vi gente fumando, cheirando, se picando.

E não eram alunos de letras, sociais, filosofia...

Muitos filhinhos de papai, de repúblicas tradicionais, membros de Atléticas Universitárias, cristãos da ABU ou da GOU, com seus carros, roupas chiques...

Fala-se como se a diferença entre um aluno da FEA e um da FFLCH fosse o hábito de fumar maconha.

Faz-me rir.

Esse povo que acha que a maconha é a culpada da deterioração da sociedade.

Que é bonito pagar de Capitão Nascimento.

Mas quando você vai pra balada, bebe e atropela uma velhinha seu pai te protege.

Marginais são os maconheiros que ocupam a reitoria da USP.

Não aqueles que depredam a cidade durante os eventos "esportivos".

Não aqueles que urinam na porta das casa das pessoas quando estão bêbados.

Não aqueles que embebedam os bixos de 17 anos, que dão trote, que humilham.

Isso é intocável. Isso é tradição.

A tradição das Atléticas Universitárias, antros que só servem pra dar dinheiro pra futuros promoters.

(E pra promover a "pegação" indiscriminada, claro)

Tem muita gente que entra na faculdade pra fazer um curso e sai lá como promotor de eventos, viu?

E os errados são esses maconheiros. Eles é que merecem borrachada da polícia.

Aliás, alguém realmente acha que a polícia mantém a segurança?

Que aqueles marginais fardados que mal sabem falar direito tem condições de lidar com algo além de bandidos?

Eles são filhotes de uma maneira de disciplinar os soldados que prevê que para abordar um cidadão você deve ofendê-lo, humilhá-lo e, se possível, agredi-lo.

Quem já foi revistado, como eu, sabe do que eu estou falando.

A PM não dá segurança à nossa sociedade. Não vai dar à USP.

A USP precisa de um plano de reestruturação física, política e daí um plano de segurança.

A guarda universitária existe pra cuidar da universidade. A polícia é o braço da repressão que serve para reprimir bandidos.

Mas a nossa polícia sempre se achou a CIA.

Nossos policiais se acham americanos.

Tenho nojo da polícia, principalmente a americana.

Glamourizada por programas de tevê que deveriam apenas servir de diversão burra mas acabam por criar padrões e paradigmas comportamentais que os próprios policiais emulam.

Daí até o cidadão comum achar que são os "playboyzinhos de merda" que sustentam o tráfico.

Não, não são.

Quem sustenta e permite que o tráfico aja é uma parcela de nossos parlamentares que leva uma grana pra isso.

A polícia precisa sair da USP.

Ir pra rua salvar seu pai de ser morto.

Dentre demagogias e demonstrações de fascismo, eu fico com uma música velha dos Titãs, banda que nem gosto, mas que resume o que penso.