domingo, 30 de junho de 2013

F12013 Grã Bretanha



Alicia Silverstone. Sim, o trocadilho foi muito infame.




Olá fãs da velocidade!
Hoje é dia de falar de um dos mais importantes - e um dos primeiros - GPs da Fórmula 1. O Grande Prêmio da Grã Bretanha, em Silverstone!
Um templo da velocidade, sem dúvida, que viu uma festa... de detritos! Por conta das ocorrências, acho que a postagem de hoje será bem mais séria.
Vamos aos pitacos e ofensas à Pirelli?





FORMULA 1 SANTANDER BRITISH GRAN PRIX



Silverstone
Data da Corrida: 30 Jun 2013
Nome do Circuito: Silverstone
Primeiro Grande Prêmio: 1950
Número de Voltas: 52
Tamanho do Circuito: 5.891 km
Total da corrida:  306.198 km
Recorde de Volta: 1:34.662 - K Raikkonen (2012)
fonte: formula1.com

A partir de hoje colocarei a tabela com o grid de largada aqui também. No Sábado, prevaleceu o (quase) cavalo paraguaio Mercedes, com Hamilton seguido de Rosberg  nas primeiras posições. O inglês tinha que estar atento pois o seu companheiro vem sendo muito melhor que ele nesse ano. Atrás deles Red Bulls, Force Índias - sempre bem - e Lotus. No miolo o Alonso e o Ricciardo - que vem colocando sempre em destaque seu carro da Toro Rosso. Massa vinha lá atrás, em 11º.

Classificação
110Lewis HamiltonMercedes1:30.9951:31.2241:29.60712
29Nico RosbergMercedes1:31.3551:31.0281:30.05912
31Sebastian VettelRed Bull Racing-Renault1:31.5591:30.9901:30.21114
42Mark WebberRed Bull Racing-Renault1:31.6051:31.0021:30.22015
519Daniel RicciardoSTR-Ferrari1:32.0971:31.1821:30.75720
615Adrian SutilForce India-Mercedes1:32.0021:31.0971:30.90817
78Romain GrosjeanLotus-Renault1:31.4661:31.5301:30.95523
87Kimi RäikkönenLotus-Renault1:31.4001:31.5921:30.96217
93Fernando AlonsoFerrari1:32.2661:31.3871:30.97916
105Jenson ButtonMcLaren-Mercedes1:31.9791:31.64912
114Felipe MassaFerrari1:32.2411:31.77915
1218Jean-Eric VergneSTR-Ferrari1:32.1051:31.78516
136Sergio PerezMcLaren-Mercedes1:31.9531:32.08215
1411Nico HulkenbergSauber-Ferrari1:32.1681:32.21115
1516Pastor MaldonadoWilliams-Renault1:32.5121:32.35918
1617Valtteri BottasWilliams-Renault1:32.66410
1712Esteban GutierrezSauber-Ferrari1:32.66611
1820Charles PicCaterham-Renault1:33.8666
1922Jules BianchiMarussia-Cosworth1:34.1088
2021Giedo van der GardeCaterham-Renault1:35.4813
2123Max ChiltonMarussia-Cosworth1:35.85810
DSQ14Paul di RestaForce India-Mercedes1:32.0621:31.2911:30.73619
Q1 107% Time1:37.364
Note - Van der Garde qualified 21st but was penalised five grid spots for causing a collision at the previous round. Di Resta qualified 5th but excluded for underweight car. Allowed to start from back of grid.
fonte: formula1.com

Primeira coisa a dizer sobre a corrida: caramba, essa largada do Massa foi uma das largadas mais fantásticas que eu já vi! O cara comeu cinco na primeira volta, incluindo o companheiro de equipe. Parecia que ia ser o dia do nosso querido Massa... parecia.
Duvido que esse boné aguente uma boa ventania.
Quem saltou na frente também foi Vettel, mas não conseguiu pegar o inglês Lewis Hamilton, que largou em primeiro. Porém, algumas voltas depois, Hamilton perdeu o pneu traseiro esquerdo. Pra mim era aquele momento em que você acredita em anjos da guarda, pelo tanto que o do Vettel trabalha.  Porém qual não foi a nossa surpresa quando o Felipe também perde o mesmo pneu, na mesma curva! Sim, já estava se anunciando que toda a culpa era desses pneus ridículos, RIDÍCULOS da Pirelli. Os dois melhores da corrida até então perderam suas chances por conta desses pneus. Galera começou a entrar nos boxes pra trocar aqueles pneus médios pelos duros, para aguentar ao tranco... Então eis que o mesmo acontece com o Vergne, com o pneu DURO estourando na frente dos dois carros da Lotus em disputa, de maneira perigosíssima.
Aí é necessário aproveitar a entrada do Safety Car - uma ação hipócrita, para tentar diminuir a velocidade dos carros e consequentemente poupar os pneus, sob a desculpa de limpar pouquíssimos detritos da pista - para tecer umas considerações. Considerando que o Felipe Massa estava atacando o Sutil ferozmente, ele devia estar a uns 300 por hora nas retas e curvas de alta. Isso significa que, sem as áreas de escape ou num ponto mais complicado, ele podia ter dado uma pancada perigosa ao perder o controle do seu carro. Tanto é verdade que, logo em seguida eles chamaram o Alonso para o box para trocar os pneus, pois provavelmente o mesmo aconteceria com ele se o espanhol continuasse na pista.
Enquanto os pneus paçoca da Pirelli deixavam a corrida chata pelo número de pitstops, a coisa tava ruim mas não tanto. Daí rolou o "Pirelligate", no qual a Mercedes fez testes secretos com pneus, coisa (absurdamente) proibida pelo regulamento, como bem destacou o jornalista Fábio Seixas

"a Mercedes foi chamada pela Pirelli para testar pneus em Barcelona, não avisou ninguém, levou o carro de 2013 e treinou por três dias com seus pilotos usando capacetes sem identificação.
O xis da questão: o artigo 22 do Regulamento Esportivo da F-1 estipula que testes são proibidos para carros que estejam “substancialmente” dentro das regras atuais e com menos de dois anos de idade."

Os pneus do Felipe, após a escapada.
Rolaram punições ridículas para a Pirelli e Mercedes. Agora a coisa começa a ficar perigosa para a integridade dos pilotos. A FIA PRECISA tomar uma atitude. Isso pra mim é motivo pra parar uma corrida, de boa, talvez até o campeonato, e fazer uma reavaliação. Acha absurdo parar uma corrida por isso? Pois o mesmo grande jornalista Fabio Seixas chamou a atenção, via twitter, do precedente: "Carros com Michelin não correram o GP dos EUA de 2005 por questão de segurança. Pneus não aguentavam. Mesmíssimo caso. Parem a corrida". Pouco depois vejo um twitter da Red Bull: "Mark foi avisado que a inspeção de pneus do Sebastian após sua parada revelou cortes nos pneus. Mark foi avisado para ficar longe das zebras."
Na 26º volta, Hulkenberg pára no box com pneu esvaziado.  O pneu de Pérez ainda se destruiria quase ao fim da corrida, somando 5 ocorrências. Algo está muito errado e precisa ser reavaliado COM URGÊNCIA, antes que aconteça um acidente sério. Melhor, por fim, foi o seguinte tweet:


Mas se o anjo da guarda do Vettel é bom, a brujería de Don Alonso de Las Astúrias é mais forte. O Alemão saiu após a morte de seu câmbio dando entrada ao segundo Safety Car. Depois da saída deste, o espanhol voou como nunca e conseguiu uma maravilhosa 3ª colocação. Mas eu tenho certeza de duas coisas: com mais umas 5 voltas, o Alonso ganhava; se o pneu não tivesse ido pros ares, o Massa estaria ali com os líderes também, pois ele saiu da última posição para um honroso 6º lugar ao fim da corrida.

De qualquer forma, impressionante o espanhol. Mas a vitória - segunda no ano - foi do Nico Rosberg, com um também impressionante Mark Vebber em segundo.
Porém, o que vocês querem é el bigodón, que eu sei.


Cada vez mais feliz com o filhão, né Keke?

Resultados
PosNoDriverTeamLapsTime/RetiredGridPts
19Nico RosbergMercedes52Winner225
22Mark WebberRed Bull Racing-Renault52+0.7 secs418
33Fernando AlonsoFerrari52+7.1 secs915
410Lewis HamiltonMercedes52+7.7 secs112
57Kimi RäikkönenLotus-Renault52+11.2 secs810
64Felipe MassaFerrari52+14.5 secs118
715Adrian SutilForce India-Mercedes52+16.3 secs66
819Daniel RicciardoSTR-Ferrari52+16.5 secs54
914Paul di RestaForce India-Mercedes52+17.9 secs212
1011Nico HulkenbergSauber-Ferrari52+19.7 secs141
1116Pastor MaldonadoWilliams-Renault52+21.1 secs15
1217Valtteri BottasWilliams-Renault52+25.0 secs16
135Jenson ButtonMcLaren-Mercedes52+25.9 secs10
1412Esteban GutierrezSauber-Ferrari52+26.2 secs17
1520Charles PicCaterham-Renault52+31.6 secs18
1622Jules BianchiMarussia-Cosworth52+36.0 secs19
1723Max ChiltonMarussia-Cosworth52+67.6 secs20
1821Giedo van der GardeCaterham-Renault52+67.7 secs22
198Romain GrosjeanLotus-Renault51+1 Lap7
206Sergio PerezMcLaren-Mercedes46+6 Laps13
Ret1Sebastian VettelRed Bull Racing-Renault41+11 Laps3
Ret18Jean-Eric VergneSTR-Ferrari35Tyre12
Note - Van der Garde qualified 21st but was penalised five grid spots for causing a collision at the previous round. Di Resta qualified 5th but excluded from qualifying for underweight car. Allowed to start from back of grid.
fonte: formula1.com 


Destaques

Melhor da Corrida: Candidatos não faltam, mas premio o Alonso pelo arrojo nas últimas 5 voltas para chegar no pódio. É mesmo um monstro.
Pior da Corrida: Pirelli, na sua pior peça de propaganda desde que foi fundada.
Surpresa: Surpresa ruim, na verdade, a quebra do tão regular Vettel, numa rara falta de sorte. Se bem que é bom pro campeonato.
Troféu Ukyo Katayama: Pirelli, de novo, não tem como poupá-la.
Momento "Eu mando nessa porra": 
Rubens Barrichelo: "Olá Bernie. Diga um olá para o Brasil!"
Bernie Ecclestone: "Olá Brasil! Ei, você não deveria estar protestando?" 
Bernie Ecclestone sendo Bernie Ecclestone, para um Rubinho nitidamente desconfortável com seu ex-chefão.

Não sei se semana que vem consigo escrever - ou mesmo ver - o GP da Alemanha, pois estarei viajando. Então não prometo postagem, mas vou tentar! Abraços!