sábado, 28 de agosto de 2010

300

Há muito tempo (04/11/08), fiz essa postagem sobre o Rubens. E agora, depois de seus 300 gps (dos quais fui testemunha desde criança), decidi repostar, em homenagem à esse grande piloto:


Eu acho que o Felipe Massa tem tudo pra ser nosso novo campeão mundial de Fórmula 1. O que aconteceu com ele nesse campeonato foi um misto de incompetência da Ferrari e de talento do Lewis Hamilton. O inglês, diga-se de passagem, mereceu o título, como merecia ano passado.
Mas o que me deixa triste de verdade é outra coisa.
O Rubens Barrichello... piloto excelente, muito querido em todos os lugares, menos na sua pátria mãe.
Muitos dizem que o pior erro dele foi ter deixado o Schumi passar... eu acho que o maior erro dele foi ter nascido no Brasil, país acostumado a não valorizar quem merece. Tivemos três pilotos entre os melhores de todos os tempos, os três são com certeza tão unanimidade que nem preciso falar seus nomes aqui. Mas o quarto melhor piloto da história do Brasil no automobilismo se chama Rubens Barrichello.
Um monstro na chuva, um cara habilidoso em ultrapassagens e que herdou o fardo de substituir O MELHOR de todos. Um fardo que ele era incapaz - e nem queria - carregar.
Mas carregou, às chibatadas dos brasileiros, que agiam como os egípicios querendo uma pirâmide cada vez maior, a despeito do sofrimento desse pobre hebreu.
Hoje, o máximo que fazem pelo Rubinho é uma campanha esdrúxula (http://buzz.globo.com/files/111/2008/10/cartaz1.jpg) que demonstra o respeito que têm os brasileiros com um piloto que chegou onde nem O MELHOR de todos esteve: na Ferrari. Por mérito próprio, sem comprar lugar como o sobrinho dO MELHOR quer (http://www1.folha.uol.com.br/folha/esporte/ult92u462567.shtml), por exemplo.
Espero que o Massa o supere, supere os outros três também... um dia alguém vai ter que lembrar de você, Rubinho, pelo piloto que saiu de 18º numa corrida perdida e, com pneus pra pista seca em plena chuva, após ultrapassagens magistrais, ganhou o grande prêmio dirigindo uma Ferrari. Ele, Rubinho, merece muito mais a homenagem desse fanático por F1. Não pelo que fez, mas pelo que é, o quarto melhor piloto de Fórmula 1 que o Brasil já teve.

PÓS-FACIO

Site do Rubinho: http://www.barrichello.com.br/
Uma das melhores corridas de todos os tempos: http://www.youtube.com/watch?v=P2cLG4MMKGY. Pra quem conhece inglês, dêem uma olhada nos comentários pra ver o que os estrangeiros pensam do Rubinho.