De volta de uma boa pausa, vamos para a Espanha acompanhar mais um emocionante episódio da novela: "Pneus Pirelli Fritos".
Espanhol |
Nesse episódio esperava-se mais um massacre alemão na Espanha, algo regular nos últimos tempos, mas o que vimos foi um retorno do Asturiano mais amado pela Santander ao topo do pódio. Mas, claro, a corrida não teve só isso.
FORMULA 1 GRAN PREMIO DE ESPAÑA 2013
Catalunya
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Nome do Circuito: Circuit de Catalunya
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Primeiro Grande Prêmio: 1991
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Número de Voltas: 66
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Tamanho do Circuito: 4.655 km
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Total da corrida: 307.104 km
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Recorde de Volta: 1:21.670 - K Raikkonen (2008)
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Primeiro queria destacar o grande cavalo paraguaio da temporada: Mercedes. Os carros prateados fazem excelentes qualificações, até tentam brigar, mas em 10 voltas andam tanto quanto uma equipe intermediária - o que é muito ruim pra um carro de que se esperava vitórias e briga pelo campeonato. Esse rendimento péssimo se deve (mais uma vez) ao desgaste que o possante causa nos Pneus Paçoquita. Fica evidente que Rosberg e Hamilton teriam tudo para disputar o campeonato se não fosse a charanga que deram na mão deles. Mas ainda me chama muito a atenção como o filho do Keke está melhor que o inglês, conseguindo não apenas classificar à frente como terminando seis posições à frente. O Hamilton foi tão mal que terminou atrás da MacLaren, a carroça oficial do campeonato.
Luciano Burti treinando para sua nova função na Globo |
(Nesse momento você se toca, telespectador da Rede Globo, que Luciano Burti está na transmissão da corrida, mas praticamente apenas para traduzir as conversas de rádio. Será que isso se deve ao fato de que Rubinho é muito melhor comentarista que ele, mas o Luciano não podia ficar sem contrato? Ou será que é porque o Rubinho não consegue acompanhar o rádio tão bem quanto o Burti? De qualquer forma, ser transferido do cargo de comentarista de F1 pro de telefonista/tradutor simultâneo não parece ser algo lá muito bom pro currículo).
Outra decepção dessa corrida, pelo menos pra mim, foram as Force India, que não conseguiram manter os bons resultados. Eu acredito e muito que a equipe do Mallya pode chegar no topo e se tornar uma das grandes, mas é preciso ainda muito trabalho.
Raikkonen rindo, ao perceber a ironia. |
Outra que não mostrou muito a que veio foi a Red Bull. Não que tenha ido mal, mas quem quer ser campeã não pode se contentar com 4º e 5º lugares. O problema na verdade nem foram as posições - pois Vettel ainda lidera o campeonato - mas a demonstração clara de que os carros não conseguem fazer frente às ótimas Ferraris e à Lotus - pelo menos não a corrida toda.
Na verdade, nem dá pra falar muito da Lotus, que apesar do bom carro só tem um piloto, Raikkonen. Não sei porque dessa decisão de correr esse ano só com um piloto (nem sabia que isso era possível pelo regulamento), sendo que gente como Kamui Kobayashi e Bruno Senna ficaram sem lugar na F1. Apesar de eu achar o Finlandês um seríssimo candidato ao título, fica difícil pra equipe traçar estratégias com apenas um piloto na pista.
Nessa acabamos tendo uma corrida com boas ultrapassagens e com excelentes atuações do trio que foi ao pódio. Ao Massa falta apenas a regularidade - e que a Ferrari trabalhe sempre bem como trabalhou neste fim de semana -, pois ao sair de 8º e terminar em 3º ele mostrou que está sim muito mais motivado e aguerrido esse ano.
Alonso, mesmo não sendo o líder do campeonato, se mostra o favorito ao título. Isso, claro, se a Red Bull não encontrar o caminho, pois com o carro em dia Vettel continua no páreo. E Raikkonen, como eu disse, é a terceira força que não se deve subestimar.
Na verdade, nem dá pra falar muito da Lotus, que apesar do bom carro só tem um piloto, Raikkonen. Não sei porque dessa decisão de correr esse ano só com um piloto (nem sabia que isso era possível pelo regulamento), sendo que gente como Kamui Kobayashi e Bruno Senna ficaram sem lugar na F1. Apesar de eu achar o Finlandês um seríssimo candidato ao título, fica difícil pra equipe traçar estratégias com apenas um piloto na pista.
Nessa acabamos tendo uma corrida com boas ultrapassagens e com excelentes atuações do trio que foi ao pódio. Ao Massa falta apenas a regularidade - e que a Ferrari trabalhe sempre bem como trabalhou neste fim de semana -, pois ao sair de 8º e terminar em 3º ele mostrou que está sim muito mais motivado e aguerrido esse ano.
Alonso, mesmo não sendo o líder do campeonato, se mostra o favorito ao título. Isso, claro, se a Red Bull não encontrar o caminho, pois com o carro em dia Vettel continua no páreo. E Raikkonen, como eu disse, é a terceira força que não se deve subestimar.
RESULTADOS
Melhor da Corrida: As Ferraris, com méritos pra equipe e pilotos.
Pior da Corrida: Mercedes e Hamilton, que largou em primeiro e conseguiu ser ultrapassado até pelo Gutiérrez e terminou em 12º.
Surpresa: Uma surpresa ruim, a meu ver, o desempenho pífio das Force India, que vinham tão bem no início do campeonato.
Troféu Ukyo Katayama: Caterham, como salientou o Tazio: "Guiedo van der Garde foi obrigado a abandonar a prova após perder uma roda no meio da pista. Isso aconteceu após o segundo pit stop do piloto, e por conta de o liberarem para a corrida com ela solta, a equipe foi multada em um valor de €10,000".
Momento "Joaquim José da Silva Xavier": "Vou fazer uma inconfidência". Galvão Tiradentes Bueno, ao revelar que o comentarista pimpão Rubens Barrichello conversara com Felipe Massa sobre sua estratégia no dia anterior à corrida.
E a seguir: Mônaco!
Até lá!
Momento "Joaquim José da Silva Xavier": "Vou fazer uma inconfidência". Galvão Tiradentes Bueno, ao revelar que o comentarista pimpão Rubens Barrichello conversara com Felipe Massa sobre sua estratégia no dia anterior à corrida.
E a seguir: Mônaco!
Bem, pra muitos da minha idade, essa era a cara de Mônaco. |
Até lá!